Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Brasil ultrapassa Argentina e se torna o país mais endividado da América Latina

Por: Daniel Ribeiro
31/01/2024 10:36
Tamanho da fonte: A A

Um levantamento recente do Institute of International Finance, divulgado pelo Instituto Millenium, revela uma virada preocupante na economia da América Latina. O Brasil, conhecido por sua robusta economia, agora lidera um ranking indesejado: o de país mais endividado da região. Com uma dívida pública que atingiu 85% do PIB, superamos a Argentina, tradicional líder deste índice.

Esse cenário se torna ainda mais paradoxal ao observarmos que tanto o Brasil quanto a Argentina são os maiores cobradores de impostos da América Latina. Enquanto isso, países como México, Peru e Chile, com uma carga tributária menor, apresentam dívidas públicas mais controladas.

Esses dados levantam um questionamento crucial para empresários e gestores: como a alta carga tributária está impactando o equilíbrio fiscal do país e o ambiente de negócios? A busca pelo déficit zero, um objetivo crucial para a estabilidade econômica, parece exigir soluções mais complexas do que simplesmente aumentar a arrecadação por meio de impostos.

Como empresário e consultor experiente em finanças e direito empresarial, vejo essa situação como um alerta para a necessidade de políticas mais eficientes e equilibradas. A solução para o desequilíbrio fiscal do Brasil pode estar na reavaliação de nossas estratégias de arrecadação e gastos, buscando um caminho sustentável para o crescimento econômico e a estabilidade fiscal.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro